O que são contribuições de github, e como são contabilizadas?

Naturalmente, se as contribuições de github não fossem importantes, os developers por detrás de Github nunca teriam dado atenção a essa funcionalidade de contar as contribuições, por esse motivo lógico entendemos de que as contribuições de github cumprem algum propósito.

Naturalmente, se as contribuições de github não fossem importantes, os developers por detrás de Github nunca teriam dado atenção a essa funcionalidade de contar as contribuições, por esse motivo lógico entendemos de que as contribuições de github cumprem algum propósito.

Então para que servem?

Para começar vamos analisar o Kernel Linux:

Projecto Open Source, Kernel Linux

Imagine que queira saber, quem está a contribuir na criação do Kernel Linux, Já de cara pode ver os contributors, no canto inferior direito da imagem abaixo:

Repositório do Kernel Linux disponível no https://github.com/torvalds/linux

Mas para ver quem mais contribui no Kernel, pode ver na aba Insights > Contributors, as contribuições são listadas de programador que mais contribui para quem menos contribui.

Porém, para melhor entendermos a importância das contribuições no Kernel Linux, vamos primeiro entender, o que é um Kernel.

O que o kernel faz?

O kernel tem quatro funções:

  1. 01. Gerenciamento de memória: ele monitora o volume de memória utilizado para armazenar (arquivos, dados, etc.) em um ambiente.
  2. 02. Gerenciamento de processos: ele determina quais processos podem usar a unidade central de processamento (CPU), quando e por quanto tempo;
  3. 03. Drivers de dispositivos: ele atua como intermediário/intérprete entre o hardware e os processos.
  4. 04. Chamadas do sistema e segurança: ele recebe solicitações dos processos para a execução de serviços.

O kernel, se implementado corretamente, é imperceptível para o usuário. Ele funciona por conta própria em um mundinho chamado espaço do kernel, onde aloca a memória e monitora onde todas as coisas são armazenadas. 

O que o usuário vê, por exemplo, os navegadores da web e arquivos, é chamado de espaço do usuário. As aplicações interagem com o kernel por meio de uma interface de chamadas do sistema (SCI).

Depois de vermos de forma breve a função do Kernel, conseguimos compreender o quanto o Kernel é um dos softwares mais importantes num computador. 

No caso do Linux, por ser um projecto Open Source, qualquer programador, Hacker até amantes de tecnologias, tem possibilidade de fazer fork e mexer nele, incluindo programadores que não possuem nenhuma experiência.

Hoje em dia, grandes entidades no mundo todo, usam Linux, nos seus computadores e super computadores, se não fosse possível ver os programadores por detrás do Kernel Linux e não se conhecesse o autor deste, essas entidades todas não iriam confiar no Kernel, pois a reputação do programador nas alterações do código, influencia a forma como vamos analisar o mesmo código ou projecto ao todo.

As contribuições são ainda mais importantes de outra forma, por exemplo, o Linus Torvalds o criador do Linux, é um dos responsáveis em aprovar pull requests submetidos no repositório que viu na imagem acima, para saber a prioridade na aprovação de muitos pull requests, pode utilizar-se a critério da contribuição, ver de quem são as alterações e aprovam-se as alterações de que se tem certeza de que são confiáveis.

Vamos entender melhor sobre contribuições.

O que são contribuições?

Contribuições são as alterações feitas no repositório, a principal contribuição é o commit (que pode ser uma nova funcionalidade ou bug fix).

Nas contribuições de github, não são só os commits que são contabilizados, as contribuições no geral incluem: commits, pull requests, issues e discussions.   

Nos perfis do gitthub, podemos ver os projectos destacados (pinned) assim como um gráfico das contribuições do último ano. 

O gráfico de contribuições mostra por padrão as actividades realizadas em repositórios públicos. A partir da tela de configuração do seu perfil, pode escolher contabilizar contribuições de repositório privados, assim as contribuições serão somadas.

Clique aqui para ver como contabilizar as actividades dos seus repositórios privados.

Entenda a seguir como as contribuições são contabilizadas.

Como são contabilizadas?

No seu perfil de github, certas ações contam como contribuições. E naturalmente, até certo ponto é bom pelo menos fazer parte dos top 100 usuários com mais contribuições. Confira na lista a seguir se você faz parte dos top 100 usuários ativos do seu país: Clique aqui para ver.

Github contabiliza as contribuições no seu perfil nas seguintes situações: 

  • – Ao fazer commits no branch padrão de um repositório ou no branch gh-pages
  • – Ao abrir um novo issue
  • – Ao iniciar um novo discussion
  • – Ao responder um discussion
  • – Quando propõe um pull request
  • – Ao submeter uma revisão de um pull request

Se alguma vez ficou surpreendido por ter visto algumas contribuições no seu perfil, pode ter feito uma das ações listadas acima.

Então o que achou, tem alguma opinião sobre o assunto? Deixe aí nos comentários. 

FONTES: Redhat, Github.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *