Como ter concentração ao estudar online?

O ensino online ou a distancia, trouxe muitos beneficios mas, tambem traz consigo muitos desafios. Um desses desafios é ter concentração ao estudar online.

No de tantas tentações e tantos meios que possam tirar a sua concentração, não tem sido facil aos alunos manter-se concentrado.

Para ajudar-lhe a combater esses desafios, separamos algumas dicas que irão ajudar a ter concentração nos seus estudos.

1. Defina um horário específico e espaço para estudo online

Definir um horário e um espaço específico para estudos vai ajudar na hora de montar uma rotina completa. Ter essa rotina irá auxiliar o seu corpo e seu cérebro a se concentrarem melhor na matéria e em qualquer actividade que necessite de atenção.

Isso acontece pois, ao se acostumar com a rotina, o seu corpo já saberá que é hora de estudar na hora certa, e o seu cérebro irá se acostumar a focar nos estudos sem muito esforço.

A vantagem é que, com o estudo online, você poderá fazer os seus próprios horários, podendo se adaptar à rotina que você já tem. Dessa forma, mesmo trabalhando possuindo outras obrigações, você pode ainda criar as suas rotinas de estudo nos horários mais propícios pra você.

Porém, é necessário que você siga esses horários de estudo à risca, sem exceções, pois eles são importantes para a organização dos estudos. Manter essa constância é o que vai ajudar você a completar o curso com sucesso.

2.    Determine tempos

Não é aconselhavel  trabalhar e estudar online por muitas horas sem parar para respirar, dar uma volta ou comer alguma coisa. Pausas são importantes sim! Talvez o seu erro seja esquecer de planejar esses intervalos.

Já conhece a regra do 52-17? Um estudo da Draugiem Group, organização da Letônia que une empresas de tecnologia, concluiu que pausas programadas na rotina são mais produtivas do que o trabalho realizado por mais horas consecutivas e sem descanso. A mesma pesquisa propõe como solução essa regra, que significa trabalhar com máxima dedicação por 52 minutos e descansar 17 minutos. Pense nissso, no tempo que leva a estudar sem descansar. Isso é benefico ou tem criado mais fadiga?

3.    Faça uma lista de tarefas que você vai realmente seguir

À primeira vista essa dica pode parecer desnecessária, já que você tem uma sequência de matérias para estudar, indicadas pela instituição de ensino que escolheu. Mas sabemos que estudar online não é simples assim. É fácil se perder ou não conseguir seguir prioridades daquilo que precisa absorver.

Marcar um “x” no que foi feito gera a satisfação pelo dever cumprido e ainda te ajuda a seguir em frente, ponto por ponto. A motivação será maior se os itens sequenciados ajudarão-te a manter o foco naquilo que precisa ser feito no momento, sem perder tempo com a aquela ansiedade de ver tudo o que você ainda precisa realizar. Outro benefício é a organização, que deixará o processo mais claro e a sua rotina mais produtiva.

Com essas dicas simples, será possível melhorar a sua absorção da matéria, aprimorar sua concentração, criar um cronograma efectivo, aperfeiçoar de forma estratégica seus estudos e otimizar a sua rotina.

Voçê esta pronto para definir essa nova rotina de estudo online?

Share :

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *