Como Preparar Exame Extraordinário?

Quando os exames extraordinários estão se aproximando, você deve começar a pensar sobre como melhor gerenciar o tempo e organizar seus dias para que possa encontrar o equilíbrio certo entre casa, trabalho e os estudos, afinal de contas o segredo está mesmo em saber se organizar. Na verdade preparar-se para um exame ou um teste não é assim tão difícil só é preciso saber como.
Ao organizar suas prioridades a tempo, você pode dar-se a melhor chance de permanecer concentrado e organizado durante o período de exame, que por sua vez pode ajudar a reduzir os níveis de estresse, algo que pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso nos exames extraordinários.

A seguir temos algumas dicas que não são novas para te ajudarem a melhor gerenciar o seu tempo, para que você possa preparar os seus exames da melhor forma.

1.      O Que Devo Fazer?

Anotar absolutamente tudo que você deve fazer. Isto pode parecer muito obvio, mas falando por experiência, a maioria dos alunos tende a deixar tarefas importantes até o último minuto, o que pode afetar a qualidade de seu trabalho e sua nota geral.
Inclua todos os prazos numa lista, bem como os horários de trabalho se você é trabalhador, e anote quanto tempo consumirá cada prioridade de sua programação.

2.      Criar Uma Agenda de Actividade

Um calendário impresso ou um calendário no seu telefone celular, pode ser uma ferramenta de organização que funciona bem para gerenciar a sua lista de prioridades. Além disso, pense sobre quando você está mais ocupado, para que você possa planejar seus períodos de estudo em torno destes tempos.
Encontre tempo para socializar, mas também certifique-se de que dorme o suficiente.

3.      Ser Flexível e Realista

Normalmente, permitir cerca de 8-10 horas por dia para trabalhar, estudar, socializar e qualquer outra coisa prática que você precisa fazer.
Como estudante em tempo não integral, você espera dedicar muitas horas por semana a estudar pessoalmente e com um explicador.

Também é importante lembrar que as coisas geralmente levam mais tempo do que o esperado. Portanto, reserve um pouco de tempo extra no caso de você gastar mais tempo em uma tarefa do que você pensou que faria, isso ira ajudar a compensar o tempo gasto na realização da outra tarefa.

4.      Primeiro Planea Para Evitar a Repetição

Tomando o tempo para pesquisar, planear e pensar sobre o seu trabalho é crucial para a boa gestão do tempo. Quando planeamos temos que ser disciplinados, ser fieis ao que temos planeado, isso quer dizer que devemos exigir de nós mesmos a seriedade.
Permita-se o tempo para processar novas informações e planear como você vai usá-lo, pois isso pode ajudá-lo a evitar que tenha de reler e repetir qualquer pesquisa.
Uma maneira de efetivamente planear antes de pesquisar é fazer uma lista de tudo o que você quer descobrir, para que você possa fazer anotações abaixo de cada sub-título como você esta progridindo.

5.      Evite Protelar/Procrastinar como Também a Distração

De forma geral, o cérebro humano “se rende” à procrastinação porque tem preferência pela recompensa imediata. Por isso, tende a lutar com tarefas que prometem vantagens futuras em troca de esforços no presente.Uma maneira de evitar a procrastinação é pensar sobre os diferentes lugares em que você pensou enquanto estudava em que você estava mais focado? O quê te faz ficar distraído?
Lembre-se, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar necessariamente para si. Para alguns, estudar com amigos pode limitar sua produtividade. Mas para outros, estudar em grupos pode ajudar a aumentar a motivação e evitar a procrastinação.

6.      Exercício Para Destrair a Cabeça Entre As Sessões de Estudo ou Intervalos

Tendo ou não certeza, o exercício funciona da mesma maneira que o sono. Ele pode concentrar seu estado de espírito, ajudando você a limpar a cabeça entre as sessões de estudo. Se exercício é novo para si, tenta resolver levando o máximo de tempo possível, se errar não faz mal, ainda bem que sabe que errou. Procura ajuda e assim resolves o problema.

7.      A Sua Organização Tem Sido Boa?

Faça constantemente a revisão e reavaliação de sua agenda pode ajudá-lo a reconhecer se você precisa fazer alterações para ajudá-lo a completar todas as tarefas da sua preparação e também ter tempo para relaxar e passar tempo com amigos, familiares e escutar uma boa música.

8. Tire um Tempo Para o Lazer

Separar um tempo para o lazer é tão importante quanto se dedicar ao seu cronograma de estudos. Até porque, estando bem consigo mesmo, você terá muito mais motivação para aprender e se tornar produtivo!

Por isso, tente incluir no seu dia a dia um tempo para fazer o que gosta como ir ao cinema, teatro, assistir uma série, sair com os amigos etc. Além disso, não se esqueça de que é preciso:

  • alimentar-se adequadamente e de forma equilibrada;
  • beber muita água;
  • dormir cerca de 7 a 8 horas por dia;
  • separar um tempo para praticar atividades físicas.

9. Priorize o que é mais importante

Tempo é a coisa mais preciosa que temos. Logo, diante da grande quantidade de obrigações, precisamos aprender a administrá-lo bem. Definir suas prioridades na hora de estudar é fundamental tanto entre as matérias quanto entre os conteúdos dentro de cada matéria.

Os conteúdos que você tem mais dificuldade precisam ser mais estudados, certo? Isso parece simples, mas muitas pessoas começam a evitá-los justamente por terem dificuldade, o que só as mantém com esse “ponto fraco”. Quanto às matérias que você tem mais facilidade, uma pequena revisão periódica para que você mantenha seus conhecimentos pode já ser suficiente.

10. Não Acumule Conteúdo

Revisar o material estudado também é imprescindível durante o seu plano de estudos, pois ajuda a fixar melhor o conteúdo. É comum, por exemplo, que aquele tema que parecia não ser muito relevante seja deixado para depois e, por fim, acabe sendo essencial. Então, jamais deixe os conteúdos se acumularem, pois você pode se perder e acabar deixando de estudá-los.

Share :

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *